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Hospedagem de sites – Comparativo técnico

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Olá leitores

depois de fazer um post sobre hospedagens que já utilizei resolvi fazer um post de avaliação técnica sobre as hospedagens que conheço, pois alguns leitores falaram que meu post foi tendencioso. Quero deixar bem claro que meu post foi com apenas as experiências que tive e queria passar para vocês.

O post de hoje abordará as cinco principais hospedagens citadas em comentários do post anterior, porém em uma próxima postagem avaliarei mais algumas que vocês podem indicar nos comentários.

Separei a avaliação em quatro categorias: Suporte, técnico, espaço e reclamações. Dentro das categorias avaliei seus itens da seguinte forma:

Tempo para resposta: Avaliação de 0 a 5 para o tempo demorado para dar uma resposta em um ticket aberto.

Habilidade para resposta: Avaliação de 0 a 5 para o nível de habilidade do atendente para dar uma resposta para um pedido de suporte.

Chat: 1 para as hospedagens que tem chat para atendimento e 0 para as que não tem. 1/2 para a HOSTNET pois não consegui ser atendido pelo chat.

Nos itens de avaliação da categoria Técnico, todos os itens são avaliados com 0 para as que não oferecem suporte e 1 para as que oferecem suporte

Os items da categoria espaço e preços são considerados avaliando o plano com valor mais próximo de R$ 20,00.

Os itens da categoria Reclamações são considerados de acordo com o site Reclameaqui.com.br

Nenhuma das hospedagens forneceu uma conta de testes para realização deste post, logo tive que utilizar conta de amigos, com isso o resultado fica mais perto da realidade, pois eles não se prepararam e não sabiam que estavam sendo avaliados. As escolhidas Hostnet x Hostgator x KingHost x Locaweb x UOLHost foram escolhida pois foram as únicas que meus colegas e amigos tinham.

Abaixo o quadro com a avaliação completa de todos os itens:

Hostnet

Hostgator

Hostgator

Kinghost

KingHost

Locaweb

Locaweb

UOLHost

UOLHost

Suporte
Tempo para resposta 4 5 4 3 3
Habilidade para resposta 5 5 4 4 3
Chat 1/2 1 1 1 1
Técnico
CPanel 0 1 0 0 0
Suporte a PHP 1 1 1 1 1
Suporte a ASP 1 0 1 1 1
Suporte a Perl 1 1 1 1 1
Suporte a Python 0 1 0 1 1
Espaço
Espaço em disco 500MB Ilimitado 10GB Ilimitado 10 GB (5 WEB + 5 MySQL)
Transferência 25GB Ilimitado 400GB Ilimitado Ilimitado
Domínios hospedados Ilimitados Ilimitados 1 100 Ilimitados
Preços
Mensal R$ 24,90 R$ 19,90 R$ 17,00 R$ 29,00 R$ 19,90
Trimestral R$ 72,45 R$ 56,70 R$ 48,45 NT R$ 50,70
Reclamações
Reclamações no Reclameaqui 27 1 90 453 2213*
Reclamações atendidas 24 0 89 450 979*
Nota do consumidor 3,57 6,73 4,21 4,41*
Tempo médio de resposta ~50 dias ~14 horas ~43 dias ~39 dias*

* Os dados de reclamações da UOLHost estão vinculados aos da UOL, por isso o número bem mais expressivo que as concorrentes.

Conclusão

Sei que muitos não vão concordar com meu resultado, mas levando em consideração todos os dados do quadro acima, cheguei a conclusão do seguinte resultado:

1º  Hostgator

KingHost

Locaweb e UOLHost

4º  Hostnet

Para sugerir hospedagens para serem avaliadas no próximo post deixe nos comentários. Deixe sua opinião quanto ao resultado também, concordando ou não!

Wendel Moreira
Consultor em Marketing Digital, focado em SEO, links patrocinados e Mídias Sociais. Trabalha também com desenvolvimento web. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora


 

26 Comments Comente

  • Sidney disse:

    A intenção foi boa e a tabela é útil, com certeza. Mas seria interessante incluir uma avaliação de uptime indicado/real. Dá pra usar o mon.itor.us mesmo pra fazer isso. E alguma coisa pra medir o desempenho do carregamento das páginas também seria bem-vindo.

    Outras sugestões:
    > tem 0800?
    > tem suporte Ruby on Rails?

    De qualquer forma, muito obrigado. As informações são bem úteis.

    • Oscar disse:

      O melhor serviço de monitoramento é o da Pingdom, com relatórios objetivos e rápidos, com intervalos curtos (acho que de 2 ou 3 min.), além de grátis. A maioria só monitora de 30 em 30 min. ou 15 em 15min. http://www.pingdom.com (não ganho comissão deles). O Panopta tem um reltório diário, semanal e mensal muito bom, grátis por 30 dias. Usem Pingdom. E eles têm um relatório público fdo seu site , cujo link pode ser usado no mesmo.
      Oscar

  • Gladson disse:

    é… eu concordo com a tabela! =D~~

  • Tenho alguns clientes com sites hospedados na locaweb e até o momento não tive problemas. Não conhecia bem a KingHost, achei interessante o tempo de resposta e também o preço mais baixo. Vou experimentar. Bem bacana o seu post. =) @chagasrodrigo

  • Andrei Lima disse:

    Eu sugiro a Inter.net
    A empresa de hospedagem Inter.net

    Ofereceu um desconto de 20% no primeiro ano de hospedagem, durante o cadastro é só inserir a senha: Social01 para obter o beneficio.

    Eles oferecem:

    Dotnetpainel
    Hospedgem Hibrida
    Dominios ilimitados
    Transferencia Ilimitada
    Espaço em disco ilimitado
    Cron’s para execução de tarefas de forma automatica, como Backups
    MySql 5
    Estatiscas Web Avançadas
    Microsoft App Gallery que permite a instalação de diversos aplicativos via painel
    Joomla*
    WordPress*
    ResourceBlender.NET*
    Kentico CMS for ASP.NET*
    BlogEngine.NET*
    Acquia Drupal*
    DotNetNuke® Community Edition*
    nopCommerce*
    Gallery*
    Umbraco CMS*
    mojoPortal*
    entre outros
    Entre outras vantagens eles tem um ótimo suporte.

    http://inter.net.br/

  • Estou saindo da hostnet prq o CHT é por senha eu tinha que ficar tentando, estou fazendo um site no JOMMLA, que depois de algumas configurações, dava erro no endereço, só encontrei resposta com Diogo do chat da hostgator, em fim estou mudando para hostgator.

  • Moisés disse:

    Tinha meu site hospedado na King Host mas, no final de 2009 houve um atraso de aproximadamente 15 dias no pagamento da hospedagem, eu liguei para a empresa e agendei uma data para pagamento explicando porque ainda não tinha feito o pagamento. Acontece que no dia seguinte a empresa suspendeu o serviço e, depois do pagamento eu tentei reativá-lo mas não consegui porque todos os arquivos e configurações foram deletados, como não tinha backup completo do site, não pude mais reativá-lo.
    Hoje, passado um ano a empresa está me cobrando uma fatura vencida de junho de 2010 e de janeiro de 2011, sendo que não uso os serviços a mais de um ano. Quando liguei para o serviço de atendimento, tive que aguardar por mais de vinte minutos para ser atendido e quando expliquei o problema para o atendente o mesmo simplesmente desligou o telefone sem sequer me dar uma resposta.
    O que eu devo fazer? Não vou deixar me desrespeitarem desse jeito.

    • Leia a política deles, mas tenho quase certeza que quando eles vão suspender algum serviço devem ter o backup obrigatoriamente. Veja com um advogado se cabe algum processo.

      Quanto a cobrança, acho que também não podem cobrar nada do passado, pois hospedagem a gente paga antes de usar e se deixaram seu site no ar durante o tempo de atraso, eles não tem podem cobrar depois, mas veja isso nas políticas que você concordou quando contratou a empresa

  • Claudio disse:

    Contramos o serviço de hospedagem do site da nossa empresa da empresa que desenvolve o nosso site, que é uma revenda da Locaweb, no serviço de hospedagem está incluso serviço de e-mail.

    Estamos com problema SÉRIO, muitos dos e-mails que enviamos não estão sendo entregues e segundo o fornecedor isso está acontecendo devido nosso dominio ter sido incluido numa lista de spam, MAS NÃO ESTAMO FAZENDO SPAM, VEJA retorno a mensagem que votla:
    MailEnable: Message could not be delivered to some recipients.
    The following recipient(s) could not be reached:
    Recipient: ….
    Reason: 550 5.7.1 antispam.publiccloud.com.br Envio de SPAM detectado [6.000000]

    Alguém pode nos informar como resolvo esse problema?

    Estou querendo mudar a hospedagem para outra empresa!

    • Ricardo disse:

      Claudio, o problema com spam pode ate não ser derivado do seu servidor, porém, se alguma outra conta esta enviando spam, por estarem no mesmo servidor, e por compartilharem o mesmo ip, pode estar afetando todos os emails do servidor.
      Verifique qual é o ip do servidor e acesse um site de verificação tipo o spamhause ou CBL, e verifique o IP, agora sim munido das informações necessária, contate sua empresa representante e solicite verificação no servidor para localizar e bloquear o spam.
      Pode até não ser uma pessoa, talvez alguma vulnerabilidade no site esteja sendo explorada, enfim…
      Após enviar os dados, os admins terão de verificar e resolver o problema, antes de poder remover o IP da listagem.
      Tudo resolvido, remova o ip da listagem e em algumas horas, os outros servidores param de bloquear suas mensagens.
      Espero ter ajudado.
      Até+

  • Andre disse:

    Posso dizer sobre Locaweb e Kinghost. A Locaweb é melhor que a Kinghost.
    – Todos sabem que suporte é muito importante ser rápido, e rapidez é coisa que a Kinghost não oferece.
    – Na Locaweb existe uma área em que você cria rapidamente um novo domínio ou subdomínio podendo redirecionar ou apontar para o site principal, tudo automático, as alterações levam no máximo 2 minutos. Na Kinghost esse procedimento é manual, depende de alguém fazer isso por você. Só procurei outra hospedagem porque no plano compartilhado, por regras de segurança, a Locaweb não habilita allow_url_fopen e allow_url_include reponsável para as funções de busca cep dos correios por exemplo.
    – Atendimento por chat na Kinghost nem pensem em usar, sempre fica uma mensagem dizendo que em breve irá ser atendido, mas a janela fecha automaticamente de tanto que você espera.
    – Não sei o que fazer, adoro a Locaweb, resolvo quase tudo sozinho e quando preciso respondem rápido. Mas existem restrições que inviabilizam meus sistemas. A Kinghost é liberal, mas não dá conta do recado. Não fizeramplanos de melhorias, muitas coisas que poderiam ser automatizadas com programação e comandos simples oneram os atendentes que poderiam resolver problemas pontuais para resolver problemas que a MÁQUINA resolve.

  • Ricardo disse:

    Moisés, pelo que entendo, se o seu contrato é mensal, e você não pagou a renovação, e só comunicou que pretendia pagar 15 dias depois de já ter vencido, se o prazo de espera é de 5 a 10 dias, não vejo por que a empresa deveria manter seus arquivos por mais tempo.

    É importante lembrar que o desenvolvedor responsável deve sim manter uma copia atualizada dos sites.
    Ter uma copia local é natural, inicie um processo de backup geral mensal, voce um dia vai precisar, e vai ter =)

  • Ciro disse:

    Hostgator? Não me faça rir!!! Essa empresa baniu meu blog sem me mandar um aviso de alerta, sem que eu tivesse tempo de trocar por outro provedor e o pior não se pronunciou depois desse ato autoritário. FUJAM DESSE LIXO CHAMADO HOSTGATOR!

  • Kfr disse:

    HostGator Dedicado em windows tem suporte a ASP.

    abracos!

  • Wendel, Bom dia!

    Confesso que li seu post atentamente e que ele serviu de base para a decisão de mudança da minha hospedagem para a Hostgator, muito bem avaliada aqui.

    Porém, acho que seria importante compartilhar aqui de um problema enorme que eu tive com a empresa. Em menos de um mês de contratação e solicitação de migração, fui pessimamente atendida, e após enviar um e-mail absolutamente detalhado para a equipe do suporte deles, foi feito um erro (que, honestamente, nem sei explicar como eles conseguiram chegar nisso!) em que todo o conteúdo do meu site, de 3 anos, seus comentários e etc, simplesmente sumiu e passou a ser direcionado para um outro conteúdo que, este sim, estava errado.

    Falhas à parte, tudo bem – as vezes isso pode acontecer, e nesse caso esperamos suporte e ajuda da empresa. Mas qual a surpresa – e o principal motivo da minha insatisfação – é que, passadas quase 12 horas, e eu não obtive nenhum retorno ou respaldo do atendimento deles, exceto um e-mail informando que “alteraram a prioridade da solicitação” e que “estão analisando o caso”.

    A impressão que se tem é a de quem não se lê com atenção (ou interesse) o problema reportado ao sac. Estou informando desta falha porque creio que hospedagem boa deve ter como um de seus principais pilares um excelente atendimento (o que, em internet, é sinônimo de rápido), e que infelizmente essas coisas muitas vezes a gente só descobre usando.

    Achei importante compartilhar aqui, para que outras pessoas estejam cientes do que esperar. Confesso que a minha expectativa com a Hostgator era a melhor possível, e agora, menos de um mês, estou procurando com urgência outra hospedagem e pensando o que fazer para recuperar – rápido – o prejuízo..

    Fica o alerta.

  • antonio disse:

    tenho site hospedado na hostnet,tenho dois pontos contra.
    1º,banco de dados limitado sem privilégios,sempre te tenho que fazer alterações me cobram.
    2º,não tem suporte 24hs,final semana então .
    Quanto site ficar fora do ar,já não tive esse problema sempre foram muito eficiente nesse caso.
    carregamento muito bom,
    suporte técnico sempre e um em treinamento,kkkk,Sempre eu mesmo que conserto.
    agora estou corda bamba entre hostnet e hostgator?

  • Beduino disse:

    Concordo com o resultado, sou usuário Hostgator e até o momento não posso reclamar, em compensação o Uolhost é uma porcaria, fui cliente deles e posso dizer por experiência própria. Eles são confusos, se falar com 10 atendentes diferentes obterá 10 respostas diferentes, cada um fala uma coisa, parece que cada um trabalha em uma empresa diferente.

  • Joao disse:

    Eu uso a Kinghost e indico, discordo um pouco da tabela na questão do suporte. Até hoje fui atendido rapidamente e os atendentes demonstratam habilidade/conhecimento técnico.

  • maria disse:

    ESTOU COM SERISSIMOS problemas com a chamada UOLHOST.
    Acreditem há quase 30 dias faltam 4 dias que eles desativaran minhas caixas postais e tiraram meu dominio e ate hoje nao colcoaram a funcionar, Ja fiz inumeras aberturas de chamado, inumeros contatos com o suporte por telfone cada vez eles dizem estar resolvendo e terem achado o probelma e nada é feito. Isso ha 25 dias e ha 8 dias consegui falar com duas pessoas que se disseram tecnicos que se identificaram como SUPERVIDSOR OPERACIONAL da UOLHOST chamado -GIOVANI LIMA e outro com quem se identificou como Supervisor do SUPORTE chamado Wilson Santos e passados TODO ESSE TEMPO 8 DIAS – pára algo que lida com frações de segundos- PASSDOS 8 DIAS e ate hoje nada foi feito.Cada vez que se liga querem que se repita um monte de procedimentos mesmo que a gente se identifique e diga que o assunto ha tem quase 30 dias , nada disso impede dos atendentes soltarem os seus demonios interiores e fazerem inumeras perguntas e segurarem a gente no telefone um tempáo para nao fazer nada e para ao final nao dar em anda exceto colecionar protocolos como os ultimos :202694738,2026972912,202698646,202706541,2031284490,203285848 entre outros anteriores isso so por telfone fora os abertura de chamado por esdcdrito que estao la parados!! Montando um passivo de serviços conosco. No primeiro ano de contrato ja foi um sufoco, e deram um grande aumento para continuarem a me torturar com esse serviço de quinta categoria que tenho recebido.
    Maria jg

  • MARISTELA disse:

    Olha, não concordo, pois o HOSTGATOR, pra mim é péssimo! Suporte péssimo. ELes são muito vulneráveis, os hackers invadem direto os servidores e eles não dão respostas seguras. Não confio. Vou mudar de servidor e estou buscando um que me dê a devida assistência.


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