Você está em: Wendel Moreira > Blog > Dicas do fim de semana > Hospedagens de sites boas e ruins – Parte I

Hospedagens de sites boas e ruins – Parte I

hospedagem-de-sites


Olá leitores,
nessa última sexta feira (17/09/2010), a LocaWeb foi invadida por um hacker identificado como “ISKORPiTX”. A invasão foi feita aproveitando uma falha de segurança nos servidores da empresa. O hacker alterou vários sites, com o golpe chamado “defacing”, em que os sites afetados tem a página toda ou parte dela alterada.

Vários clientes reclamaram pelo Twitter do tal feito e ainda com razão, pois além de ser uma falha de segurança, ela aconteceu em uma sexta-feira (rsrs).

Devido a essa grande falha na LocaWeb, este post vai tratar de uma comparação entre hospedagens de sites.
A classificação abaixo é minha opinião devido as hospedagens que utilizei, se você não concorda, pode visitar meu post com um Comparativo técnico das principais hospedagens, acesse: Hospedagem de sites – Comparativo técnico

Hospedagens boas

Hostgator

É uma empresa americana que está com um escritório no Rio de Janeiro. É a hospedagem que uso. Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e já pude conferir, pois já precisei do suporte 3 horas da manhã de uma madrugada de sábado. Oferece espaço e transferência ilimitada, que apesar de alguns não concordarem de alguma empresa oferecer ilimitados, eu nunca precisei de algo muito grande e também nunca vi alguém reclamar. Outro ponto positivo é que eles oferecem 99,9% de uptime, ou seja, eles garantem que seu site fica no ar 99,9% do tempo ou eles te reembolsam, o que nunca precisei. Além de várias outras vantagens, como cpanel e outros sistemas pré-instalados, o preço também é vantajoso.
Para assinar a hostgator, acesse: http://www.hostgator.com.br

DreamHost

Empresa americana que ainda não veio para o Brasil, porém é bem elogiada. Suporte 24 horas por formulário de contato e fórum e oferece versão de testes grátis. O problema é que você precisa ter um pouco de inglês né…
Para assinar a DreamHost, acesse: http://www.dreamhost.com/

Hospedagens ruins

LocaWeb

É uma empresa brasileira. Líder nas reclamações. Eu já trabalhei com um cliente que utiliza esse host, que tem um péssimo suporte e grande instabilidade. E agora com essa falha de segurança não dá mais pra confiar.
Quem quiser se arriscar: http://www.locaweb.com.br

UolHost

É uma empresa brasileira. Nunca utilizei a UolHost, porém usei a Insite, que se juntou a Uol há pouco tempo. Não vou analisar a hospedagem Windows, pois todo mundo sabe que um servidor Linux é melhor que Windows né? Todos os planos deles oferecem transferência ilimitada, porém espaço em disco limitado, variando de 10gb(5gb web e 5gb MySQL) até 500gb (250gb web e 250gb MySQL) e os preços são um pouco salgados. Tem suporte por 0800, porém somente de segunda a sábado até as 20 horas. Já vi muitas pessoas reclamando do suporte deles e quando eu era cliente da Insite também tive alguns problemas.
Para assinar a UolHost, acesse: http://www.uolhost.com.br/

E você, qual sua experiência com hospedagens? Comente

Wendel Moreira
Consultor em Marketing Digital, focado em SEO, links patrocinados e Mídias Sociais. Trabalha também com desenvolvimento web. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora


 

36 Comments Comente

  • Lucas Jota disse:

    A diferença entre servidores windows e linux é a linguagem que se usa, e não um ser melhor que o outro né? Em servidores linux vc não pode usar .NET, por exemplo…

    O plano básico da UolHost sai por r$12,90 mensais (pagamento anual). Não é tanta diferença assim pro hostgator, mas são só 10gb de espaço. Os servers da Uolhost estão no brasil, isso é uma vantagem?

    A locaweb tem muitas reclamações mesmo, acho que isso se deve primeiro ao aumento no nº de clientes e depois ao foco da empresa em cloud computing, deixando o host em segundo plano. Uma leitura interessante sobre a locaweb saiu na EXAME há alguns meses:
    http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0969/tecnologia/escalada-locaweb-562669.html

    • admin disse:

      O preço da UolHost falei que é um pouco salgado porque o espaço é limitado.
      Hoje já não vejo diferença quanto ao servidor ser no Brasil ou nos E.U.A. sendo que os hosts americanos são bem mais confiáveis e a velocidade da internet brasileira está aumentando. Já era o tempo em que servidor no Brasil era melhor, pois era época da net discada.

      Quanto a locaweb, se vai deixar o host para segundo plano deveria deixar de oferecer o serviço então, pois isso só mancha a empresa. Se eu fosse escolher uma empresa que trabalhasse com cloud computing, nem olharia para a LocaWeb

    • admin disse:

      ah… leia mais na resposta do comentário abaixo

  • Ícaro Souza disse:

    Recomendo KingHost uptime garantido ou reembolso.
    Suporte tecnico 24horas, por form, e atendimento via chat tbm, tem 0800 especial pra revendas com pessoas mais capacitadas pra “entenderem” vc e suporte 0800 pra clientes comuns,

  • Mingo Max disse:

    Bom, eu vou ser o do contra, já usei o UOL HOST, dois pontos falham com eles, o suporte, além de ser bem restrito ao horario comercial, e todos sabemos que emergencias acontecem fora do horario comercial, o plano limitados dele é limitado mesmo, e para coisas simples demoram uma eternidade para resolver.

    Sobre a locaweb, uso ela ja a pelo menos 7 anos com bastante clientes gerenciados, pontos negativo: serviço de e-mail infelizmente não em funcionado adequadamente. O Suporte, quando o chamado é bem aberto e mastigado eles são rápidos e eficientes, excento qdo tem problemas generalizados, eles não informam ao cliente q estão comproblemas o que é ruim.

    Os servidores compartilhados são bons tanto os linux qto ao Windows dentro das devidas proporções. Outra coisa que não recomendo, usarem os softwares pre-instalados, são brechas para invasão, pois eles mexem no core dos aplicativos que acabam de deixando-os vulneráveis.

    O Uptime deles tanto para MySQL, quanto o serviço web está dentro do prometido por eles, eplo menos nesses 7 anos q trabalho com eles não posso reclamar.

    Outro ponto, a WIKI Locaweb’e uma fonte enorme de informações de como usar o serviço de hospedagem tem de tudo e howto de como fazer bem detalhado.

    Tirando essas ressalvas, ela é boa pelo serviço que presta.

    Abraços.

    • admin disse:

      Na época que trabalhei com a Locaweb, foi com uma conta de cloud e outra conta de hospedagem. A conta de hospedagem precisamos poucas vezes e quando precisamos demoraram nas respostas simples.
      Já na de cloud, teve época de cair toda semana e a gente ficava doido, pois eles não falavam que o erro era deles e a gente procurando erro onde não tem.
      O chefe não queria mudar, pois sempre usava o argumento de ser a maior do Brasil e tal. Fazer o que né… Deixei pra lá.

  • Sérgio Vilar disse:

    Hospedagem ruim
    – Hostmídia
    É bom pra sites pequenos, que não precisam de muita configuração no servidor. Agora, pra aplicações é uma merda, o atendimento é muito engessado, não deixa mudar quase nada nas configurações do servidor, principalmente se tratando de envio de emails.

  • Morfosdesign.com , iniciou-se como uma hospedagem apenas para clientes, mas o sucesso por tamanha estabilidade foi tão grande que somente por indicações se clientes eles expandiram e agora se tornaram provedores de hospedagem, eu uso a mais de 2 anos, possuo meus clientes hospedadoe com eles.
    Só teve 2 quedas um período de 2 anos, e a mais longa foi de cerca de 2 horas.
    É uma ótima hospedagem, o suporte é muito personalizado e rápido, permite configurações via .htaccess (isso para mim é ótimo).
    Vale a pena experimentarem.
    http://www.morfosdesign.com

    ps: locaweb nem comentemos né minha gente, é uma das maiores piadas da web quando se fala em hospedagem

  • Prezados, boa tarde. Já usei vários serviços e nos últimos 4 anos tenho utilizado a LOCAWEB sem problemas de hospedagem. Vejo que as pessoas reclamam muito do serviço de e-mail… Como o meu propósito é apenas hospedagem… Não tenho o que reclamar. O site de uma das minhas empresas é o http://www.albergueculturacarioca.com.br que só ficou fora do ar 1 (uma) única vez, pois o problema foi do banco que não repassou o número correto do cartão de crédito para cobranças… Fora isso 100%.
    Abraço, Elias Jr.

  • Denis Coutinho Veneno disse:

    Olá, galera!
    Bom, minha experiência de hospedagem até hoje (são 8 anos de mercado) foi bem consistente. Até hoje só hospedei sites em dois provedores (um não lembro o nome, faz muito tempo), porém o que estou atualmente (já faz 6 anos) só deu problema problema uma única vez, no início deste ano. Nunca, até hoje procurando, encontrei um serviço de revenda barato e 100% up, somente o suporte que é meio fraco (atendimento apenas por tickets), dão respostas frias e diretas, não se identificam. Porém até hoje sempre me responderam, dentro destes aspectos.
    Confesso que no início da contratação fiquei preocupado por não ter CNPJ, atendimento via fone, mantive uma cópia de tudo sempre gravado, mas hoje tenho certeza que foi o melhor serviço de hospedagem que encontrei.
    O preço da revenda é a partir de 14,00 com 50gb e restante tudo ilimitado, recentemente contratei um servidor VPS com 30gb, 750gb tráfego por 110 pilas… e funciona perfeitamente, sem problemas…
    se formos pensar em termos de suporte, raramente encontrarem um que nos atenda 100%.

    Atenciosamente,

    Denis Veneno

  • felipe bastos disse:

    Sim, mas o que isso tem haver com o ataque sofrido pela LocaWeb ???????

    Para que não sabe, o ataque de Defacerment é feito via Exploit. Exploits são programas feitos para explorar determinadas falhas de programas. E no caso explorou-se uma falha, já conhecida, do APACHE.

    Qualquer outra hospedagem que use o APACHE, em sua versão vulnerável, pode ser atacada a qualquer momento.

    Outro ponto a se analisar são os sistemas de detecção de intrusos. Pois no defacerment o atacante pode ganhas acesso como usuário root. E os sistema de detecção de intrusão deles deveriam ter detectado o ataque e bloqueado.

    Mas uma vez, qualquer empresa de hospedagem que não tenha suas ferramentas de segurança bem configuradas estão vulneráveis aos ataques.

    E, como saber se a hospedagem é segura ? Com certeza não é pelo conteúdo que é exibido no site. Só testando as vulnerabilidades ou exigindo delas relatórios que demonstrem que ela se preocupa com a questão segurança.

    Infelizmente o post não cumpriu seu papel. Elogiar hosts estrangeiros e condenar hosts brasileiros, sem nenhum critério explicito, apenas pelas queixas, muitas delas por causa do suporte .. torna falho o seu conteúdo.

    Espero ter contribuído com algo!!

    • admin disse:

      Minha idéia foi só reunir experiências com hospedagens e não analisar segurança ou outra coisa dos hosts. Talvez em uma outra seção de posts eu faça isso, depois de terminar essa seção.

      Se puder contribuir para esse post contando sua experiência….
      Obrigado

  • Fabiano Kam disse:

    Pessoall,

    Eu uso e recomendo o UOL HOST, tenho clientes que eram hospedados na Insite e sei que agora o atendimento está diferente, ou seja, o histórico da Insite não deve ser levado em conta. Tanto é que o suporte é 24x7x365, nos telefones de 0800 e 4003. Contudo, faço uma ressalva para a galera mais técnica, sugiro sempre o suporte via help desk, o atendimento telefone parece ser de nível 1, então, sempre resolvo meus problemas mais “cascas” via chamado.

    Em relação aos preços, discordo do autor, é preciso analisar o custo x benefício de vários pontos, como: Segurança, performance, localização do data-center e, principalmente, tecnologia dos produtos desenvolvidos.

    E por fim, vou novamente discordar do autor (nada pessoal, rs), hospedagens Windows são em minha opinião superiores a Linux, simplesmente pelo recurso de Pool que Windows possui. Este recurso impede que um usuário sobrecarregue todo o servidor por mau uso, funciona como um “mini-ambiente” para cada user. Além disso, é possível hospedar aplicações em PHP na hospedagem Windows do UOL Host, acho isto fantástico.

    []s

    Fabiano Kam

    • admin disse:

      Olá Fabiano,
      quanto ao UOL Host coloquei como hospedagem ruim, também por causa de um fato que aconteceu com meu amigo que ligou para o suporte e o atendente disse que a cada ligação para lá é gerada uma tarifação de R$ 5,00. Perguntei a ele agora pouco se ele foi cobrado, ele falou que não conferiu, porém que o atendente disse isso mesmo.

      Quanto ao custo benefício UOL Host x Hostgator, só na localização do data-center que a UOL ganha, na minha opinião.

      Quanto a Windows x Linux vou dar uma pesquisada e acho que vou colocar UOL Host como hospedagem intermediária.

      Nas próximas semanas vou fazer outra postagem sobre minhas experiências e as experiências dos comentários. E vou começar uma série de posts sobre as hospedagem só que agora do ponto de vista técnico mesmo. Vou começar a pedir uma conta de experiência deles para teste.

      Abraços

  • Marcelo disse:

    Qual a opinião de voces sobre a empresa de hospedagem Hostnet? Preço e Espaço são balanceados?

  • Bruno disse:

    UOLHOSt NÃOOOOOOOOOOOOOOO

    Sou cliente UOLHOST a quase 1 ano, e ate hoje não havia tido nenhum tipo de problema. Venho acompanhando a disponibilidade de um dominio .com.br por um tempo, pois já possuo o .com e este comercialmente seria de grande valor pois tenho um Ecommerce e isso seria uma forma de aumentar as visitas. Ao perceber que o mesmo estava disponivel, como de costume, entrei no painel de controle do UOLHOST e fiz o pedido de registro do mesmo. Emiti o boleto e fiz o pagamento. Depois de quase 7 dias, entrei em contato com o UOL e questionei a demora no registro e me responderam que levaria 72 horas. Questionei se estava garantido a reserva do dominio pois estava a quase 1 ano acompanhando a liberação e fui informado que não havia risco, pois era emitido um Ticket junto ao Registro BR. Não acreditei muito, e a todo momento verificava no Registro.br e o dominio aparecia como disponivel e não sinalizava nenhum ticket. Resolvi então utilizar meu ID no registro br e tentar registrar o dominio, e qual foi minha surpresa? consegui.
    Voltei a entrar em contato com o UOL via abertura de chamado, questionando a demora no registro, recebi a seguinte mensagem:
    “Olá Bruno!
    O seu domínioXXXXXXXX.com.br foi cancelado!.
    Para mais detalhes, acesse o Painel de Controle através deste link e clique em “Ver meus Domínios”.
    Atenciosamente,
    Equipe UOL HOST”
    Entrei em contato com o UOL via tel e me informaram que já havia um ticket aberto para o dominio e que o UOL não registra dominios em disputa. (informação diferente da que recebi anteriormente…)
    Mas do que rapidamente, paguei o boleto do registro.br (já havia pago ao UOL) e consegui regitrar o dominio.

    Liguei para o UOL, expliquei o ocorrido e a atendente me informou que eu receberia meu dinheiro em credito para serviços do uol, disse a ela que existiam 2 dominios meus vencendo e que gostaria de utilizar o credito para pagamento dods mesmos. Forneci o dominio a vencer e ela disse que seria pago na data (4/11) pois bem, o dominio venceu, nada foi pago.
    Liguei outra vez questionando, e a nova atendente me disse que o sistema não permite que eu use o credito para renovação, só para a contratação de um novo dominio…Fiquei nervoso e disse que este dinheiro me pertence e que sabe onde gastar sou eu, não me diz respeito o que o sistema faz ou não.
    Hoje mais uma vez , reabri o chamado e ate agora nenhuma resposta…tentei via chat, mas o unico chat que funciona é o comercial para não clientes,,, ( mais uma prova que eles só querem novos clientes, $$$)
    Resolvi entrar como não cliente e consegui falar com um atendente, expliquei td, e o mesmo disse que tenho que aguardar 72 horas para que o chamado seja respondido… e disse não haver nenhum credito sinalizado em minha conta. ONDE ESTA O MEU DINHEIRO????
    Conforme contrato deles:

    REGISTRO, TRANSFERÊNCIA E CANCELAMENTO DO REGISTRO DE UM DOMÍNIO 15. O registro de um nome de domínio disponível somente será efetivado após a confirmação do pagamento pelo CONTRATANTE, de acordo com a forma de pagamento escolhida. 15.1. Na hipótese do registro de um domínio vir a ser concedido para um terceiro, por quaisquer motivos ou circunstâncias a partir da solicitação deste pelo CONTRATANTE, o UOL se compromete a restituir o valor pago, rescindindo-se imediatamente o presente instrumento. Segue link para acesso ao conteudo completo do Contrato: http://www.uolhost.com.br/contratos/

    Gostaria de resolver meu problema, e fico triste com a queda de qualidade na prestação de serviços/atendimento do UOL.

    Mesmo correndo o risco de perder este dominio que tenho que renovar, não vou pagar, e caso perca o mesmo, acionarei o UOL por todas as perdas em consequêcia da incopetência deles.

  • Julio disse:

    Alguma opinião sobre a W1HOST?

    Comecei com eles há 5 anos e nos dois primeiros, up 100%. No terceiro algumas quedas.
    No quarto modernizaram o suporte através de tickets, reajustaram o valor, mudei pra plano de revenda pois a clientela cresceu e tudo ok.
    Neste ano, quando quando consigo uma conta boa, mas cri-cri (esse é o ônus do bônus), vem caindo com frequencia e só obtive resposta depois de “upar” o serviço.

    • Nunca usei…
      Fui tentar entrar no site deles, mas tá fora do ar…
      Amanhã dou uma olhada e coloco minha opinião aqui

      • Julio disse:

        Então, Wendel. Conseguiu dar uma analisada?
        Outra coisa. É interessante eu possuir conta em dois serviços de hospedagem pra caso algum de pau eu possa recorrer a outro rapidamente? Existe uma outra solução para manter meus sites up sem ter essa dependência?

  • Daniel Maier disse:

    Para designers, recomendo: Blymp Hospedagem

  • Paulo disse:

    É incrível como este tópico continua atual após meses em debate.
    Alguém já ouviu falar da empresa Dualtec. Me recomendaram como uma empresa que tem um ambiente estável e um ótimo atendimento.

    Abçs

  • Diego disse:

    Ola preciso hospedar um site de leilão de 1 centavo e estou em duvida de onde por, alguem tem alguma recomendação, tenho medo da locaweb..rsrs

  • JUNIOR disse:

    Vocês conhecem a TE HOSPEDO, fiquei anos trabalhando com eles, e se vocês querem ter uma idéia do que seja o inferno é só trabalhar com eles.
    Mas a culpa foi minha, me acomodei nesses anos e só perdendo clientes, hoje acabei de perder outro, e tenho que dar graças, que algo pior não aconteceu comigo ou com minha empresa, Hoje estou procurando outro parceiro (servidor de hospedagem) para que eu possa migrar.
    SE VC NÃO TEM PROBLEMAS E SUA VIDA É TRANQUILA, MAS VC QUER VIVER EMOÇÕES FORTES EU LHES INDICO A: http://WWW.TEHOSPEDO.COM.BR

  • Marcelo disse:

    Estou para colocar no ar um site de Leilões, tenho alguns sites hospedados na KINGHOST e nada tenho a reclamar deles. Porém para o site de Leilões queria uma ajuda de que entende da coisa.
    Quem puder ajuda dando as dicas.

    att,

    • Você precisa de um bom plano que aguente um bom número de acessos, pois qualquer deslise e você fechará vários leilões por uma proposta abaixo do esperado.
      Entre em contato com o suporte das empresas citadas e veja qual pode te atender

  • Paulo disse:

    Ah, fala serio. Você ganhou um lanche desse http://www.hostgator.com.br não aceita nem ASP.Net tem cara de ser fundo de quintal

  • Wagner disse:

    Olha sou cliente da kinghost há 1 ano e posso dizer que ela peca em um unico detalhe, o pool de aplicativos qualquer site que vc coloca lá ele acusa de cara 60 MB de uso de memória qdo chega a 96 MB ela recicla ou seja pra quem tem um site que não usa sessão não faz diferença agora como trabalho com e-commerce tive que colocar as sessões no SQL SERVER pois limpava o carrinho de compras a toda hora, tá na cara que colocaram um multiplicador x10 para mostrar aquilo e limitar o uso dos servidores.

  • Flávio A. Rigueira disse:

    Concordo e assino embaixo UolHost é a pior hospedagem que existe, tive muita dor de cabeça com os serviços prestados, fui tratado como um lixo, o pós vendas deles então lamentável, enfim péssimo não aconselho para ninguém eles não permitem que você tenha mais de um domínio no seu CPF para usar os serviços de hospedagem deles, um absurdo! Acabei migrando para LocaWeb e fiquei satisfeito, um serviço até que bom, gostei não tive do que reclamar. Nota 8.


Comente Aqui

Wendel Moreira, 2010 - Todos os direitos reservados.

Design de Lucas Rossini

Rua Padre Café, 777/201

Bairro São Mateus - 36016-450

Juiz de Fora, MG - Brasil

Telefone: (32) 8857-9254