Você está em: Wendel Moreira > Blog > Eventos > Workshop de SEO – Como analisar seu concorrente – #SisComJF 2010

Workshop de SEO – Como analisar seu concorrente – #SisComJF 2010

workshop-seo-juiz-de-fora


Olá leitores,
no último final de semana (06 e 07 de novembro) aconteceu o SisCom 2010 em Juiz de Fora no Victory Business Hotel e na Nova Prolink School. E eu tive a felicidade de participar de toda a programação do evento.

Nesse post vou falar sobre um dos Workshops que ministrei no dia 07 de novembro na Nova Prolink School.
Uma novidade é que esse é o primeiro evento que participo já como Sócio-diretor da ZELT Marketing Digital que é a primeira empresa em Juiz de Fora voltada exclusivamente para o Marketing Digital.

Resumo do evento

Se você participou do evento e quer escrever um resumo geral das palestras e do que achou do evento entre em contato comigo e publicarei seu artigo em meu blog com todos seus créditos.

Público alvo

Produtores de conteúdo web, estudantes e profissionais de comunicação interessados em saber como trabalhar o conteúdo do site, entender porque um concorrente está na frente para determinadas consultas nos mecanismos de busca e pegar algumas dicas de como aumentar sua relevância para tentar passá-los.

Objetivo

Passar para os espectadores como entender os fatores que não fazem parte do mundo do desenvolvimento web e sim do conteúdo e relacionamento do site na internet.

Resumo

Comecei explicando o que é SEO, falando sobre o mito de que algumas pessoas entendem que sou o cara que manipula o Google, o que não é verdade. Depois apresentei alguns dados do crescimento da internet brasileira e expliquei os modelos de vendas existentes hoje em dia.
Expliquei o porque de apresentar SEO em um evento de Comunicação e Marketing e depois parti para a prática do trabalho de SEO, onde abordei os seguintes assuntos:

  • Identificação de palavras-chave
  • Conteúdo duplicado
  • Resultado das pesquisas
    • Quais as diferença entre os título
    • Quais as diferenças entre as meta-descriptions
    • Quais as diferenças entre as URLs
  • Dicas de como melhorar o texto de sua página
  • Outras informações que pode aparecer em seu resultado da pesquisa (no caso, mostrei um exemplo que apareceu um mapa do Google Maps, em um resultado em que não tinha o Google Maps na página do site)
  • Como ter mais uma chance de aparecer na frente de seu concorrente com a pesquisa de imagens
  • Porque preencher uma boa descrição e um bom título nos vídeos
  • Outros sites que também pode aparecer nos resultados de vídeos
  • Como identificar links que apontam para seu concorrente
  • Como colocar um link apontando para seu site
  • Como aproveitar o resultado personalizado do Google Maps
  • Como aproveitar o Google News
  • Black Hat (Técnicas contrárias as políticas do Google)
  • Como denunciar sites que não respeitam as diretrizes do Google
  • Como catalogar os concorrentes e monitorar o crescimento de seu site em relação a eles
  • Como identificar novos concorrentes
  • Identificação de novas palavras-chave
  • Usabilidade

Slides

Abaixo você pode conferir todos os slides que apresentei no Workshop

Workshop de Mídias Sociais

Acesse o material sobre o Workshop de Mídias Sociais que também ministrei no SisCom 2010

Comentem

Espero que tenha gostado, deixe um comentário com sua opinião, sugestão e dúvidas.

Wendel Moreira
Consultor em Marketing Digital, focado em SEO, links patrocinados e Mídias Sociais. Trabalha também com desenvolvimento web. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora


 

3 Comments Comente


Comente Aqui

Wendel Moreira, 2010 - Todos os direitos reservados.

Design de Lucas Rossini

Rua Padre Café, 777/201

Bairro São Mateus - 36016-450

Juiz de Fora, MG - Brasil

Telefone: (32) 8857-9254