Você está em: Wendel Moreira > Blog > Ferramentas SEO > Conteúdo duplicado – Como identificar e eliminar

Conteúdo duplicado – Como identificar e eliminar

Conteúdo duplicado


Este artigo é participante da promoção: Vá ao CoeSEO de graça!

Olá leitores,
hoje vou falar sobre um assunto bem interessante para os mecanismos de busca, é o conteúdo duplicado.

Hoje existem milhares de sites por ai que copiam conteúdo de outros sites ou que estão mal estruturados e possuem páginas internas iguais. Isso significa que eles tem conteúdo duplicado.

Qual a desvantagem de ter conteúdo duplicado?

Imagine que você faça uma busca no Google por artigos sobre “Mico Leão Dourado” e todos os resultados da primeira página forem o mesmo artigo. Isso não é bom né? Logo os mecanismos de busca tem algoritmos para identificar conteúdos iguais e classificar qual o mais relevante e exibir os outros em outras páginas menos relevantes do resultado.

Conteúdo duplicado em páginas internas

Sim, você pode ter conteúdo duplicado dentro de seu próprio site. Por exemplo
http://www.seusite.com.br
http://www.seusite.com
http://www.seusite.com.br/index.html
http://seusite.com.br
São url diferentes, porém exibem o mesmo conteúdo e novamente os mecanismos de busca vão identificar qual o mais relevante na opinião deles, porém em um bom trabalho de SEO você não vai querer sua página inicial indexada com /index.html né? Além de acabar dividindo sua força em várias páginas. Uma outra estratégia que pode gerar conteúdo duplicado é a utilização de domínios com a palavra chave, por exemplo http://www.seuservico.com.br mostra o site http://www.seusite.com.br, porém de forma errada, o certo é a pessoa digitar a url do serviço e ser redirecionado para seu site ou para a página de seu site que fala sobre o serviço. Além do próprio texto em si, há também as meta descriptions e títulos duplicados.

Como encontrar conteúdo duplicado em páginas internas?

Para encontrar o conteúdo duplicado em seu próprio site existem algumas ferramentas que identificam automaticamente. A principal ferramenta que a maioria dos profissionais utilizam é o Google Webmaster Tools, que consegue identificar os títulos e meta descriptions iguais.

Como remover o conteúdo duplicado das páginas internas?

No caso das urls da página inicial você deve fazer um redirecionamento 301 de todas as urls que mostram a página inicial para apenas uma URL, por exemplo: http://www.seusite.com, http://www.seusite.com.br/index.html e http://seusite.com.br devem redirecionar para seu domínio principal http://www.seusite.com.br
Verifique também a estrutura de programação de seu site e faça testes, para ver se não há urls diferentes que exibem o mesmo conteúdo, por exemplo em uma loja virtual pode acontecer de a programação montar duas urls do tipo: http://www.seusite.com.br/marca-do-produto e http://www.seusite.com.br/categoria-do-produto e elas exibirem o mesmo conteúdo, além de meta descriptions automáticas.

Como encontrar conteúdo duplicado externo?

Uma ferramenta que utilizo para encontrar sites que copiam conteúdo é o copyscape.com

Copyscape

Você coloca a url de uma página e o site encontra outros sites que tem conteúdo igual ao de sua URL.

Como remover o conteúdo duplicado externo?

Antes de mais nada, verifique se os sites que tem conteúdo igual ao seu não tem um link apontando para o seu conteúdo. Se não tiver a estratégia é sempre mostrar que seu conteúdo foi feito primeiro, logo sempre que fizer um artigo coloque a data de publicação, mas não minta, pois há outras maneiras de descobrir a data de publicação de um post. Logo após ter provas de que foi você que publicou primeiro você tem que entrar em contato com o site que te copiou e de uma forma bem educada pedindo um link de volta primeiro, já que isso resolve 90% dos casos e você consegue os devidos créditos com um link de brinde.
Em caso de uma resposta negativa para colocar seus créditos, fica a seu cargo entrar em contato com um advogado para requerer seus direitos.

O que posso dizer é seja original e não copie conteúdo e se for muito necessário sempre coloque o link para artigo original.

E você já encontrou alguma cópia de seu artigo? Esse artigo te ajudou a encontrar conteúdo duplicado em seu site? Comente!

Wendel Moreira
Consultor em Marketing Digital, focado em SEO, links patrocinados e Mídias Sociais. Trabalha também com desenvolvimento web. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora


 

3 Comments Comente


Comente Aqui

Wendel Moreira, 2010 - Todos os direitos reservados.

Design de Lucas Rossini

Rua Padre Café, 777/201

Bairro São Mateus - 36016-450

Juiz de Fora, MG - Brasil

Telefone: (32) 8857-9254