Você está em: Wendel Moreira > Blog > Marketing Digital > Guest Post – Vantagens

Guest Post – Vantagens

Guest Post


Olá leitores,
hoje vou falar sobre um modo fácil de divulgar seu trabalho e ganhar links de outros sites. Logo, vou falar sobre Guest Post, que na tradução direta é Artigo Convidado.

O que é Guest Post?

Guest Post é um post escrito por um alguém que não é dono ou contratado do site, ou seja, um autor convidado ou que se ofereça para escrever um artigo para o site.

Vantagens para quem escreve

Divulgação do seu trabalho: a principal vantagem em se escrever um artigo para outro site é a divulgação de um trabalho, onde o autor pode divulgar uma pesquisa ou até mesmo um review de um determinado produto.

Reconhecimento: Quando um autor consegue escrever alguns Guest Posts para alguns blogs de grande porte, ele começa a ser reconhecido pelo seu trabalho, seja em eventos ou até mesmo em indicações para trabalhos.

Convites de outros blogs para novos guest posts: Ao escrever um bom texto para um blog, você pode atrair outros blogueiros que acessam aquele blog e se interessam em lhe convidar para escrever um artigo no blog deles.

Assuntos diferentes: Nesse caso, um autor pode ter um blog de tecnologia, mas tem conhecimento e interesse de compartilhar um artigo sobre futebol, não ficaria legal se ele publicasse em seu blog né? Então, ele pode fazer um guest post para um blog sobre futebol.

Pesquisa com público alvo: Por exemplo: uma empresa pode escrever um guest post em um blog para ver qual a expectativa do público alvo para um novo produto no mercado, ou até mesmo uma retratação.

BackLinks: Ao receber um convite ou se oferecer para escrever um guest post, observe se o blog de interesse permite a inserção de links externos, ou seja, ao menos um link para seu site. Se não permitir, a escrita desse Guest Post só será interessante se esse blog for de médio a grande porte ou o público alvo dele for específico e isso possa lhe gerar visitantes de seu interesse. Outra vantagem pode ser encontrada em blogs que permitem o link dentro do post, onde você pode escolher o texto âncora do link. Quem trabalha com Consultoria SEO sabe que quanto mais links de outros sites apontando para seu site, melhor é (Não vou discutir aqui o fator de conseguir links fortes e links fracos)

Visitantes para seu site: Ao inserir seu site nas referências do autor, o autor permite que os leitores de seu artigo entrem em blog/site para conhecer outros trabalhos do mesmo.

Como encontrar sites que aceitam Guest Post?

Quando você tem interesse em escrever um Guest Post sobre um assunto, a primeira coisa a se fazer é listar os blogs/sites que aceitam Guest Post relativos aquele assunto.
Os primeiros a serem listados são os que você já acessa e conhece, depois você terá que fazer algumas pesquisas para encontrá-los:
site:.com.br “guest post”
site:.com.br “enviar artigo”
site:.com.br “envie seu artigo”
site:.com.br “contribua com nosso site”

Além dessas pesquisas você pode fazer outros testes que ache interessante, por exemplo: site:.com.br “enviar artigo” sua palavra-chave, entre outras, trocando a palavra-chave entre aspas por algo do tipo: escreva para nós, seja um autor, etc….

Depois de listado, você deve escolher qual blog vai tentar publicar seu artigo, para isso faça um estudo de acordo com seus interesses, lembrando que você não deve enviar o mesmo artigo para dois ou mais blogs, pois isso gera conteúdo duplicado:
– Faça um ranking de acordo com o tamanho estimado do público alvo que pode ser a, tatingido por cada um deles
– Faça um ranking de acordo as métricas de SEO: MozRank, PageRank, Alexa Traffic Rank, entre outros…
– Faça um ranking organizando da seguinte forma: blogs que aceitam link dentro do conteúdo, os blogs que aceitam links nas referências do autor e blogs que não aceitam links.

Depois de fazer uma tabela com esses rankings, você poderá escolher qual o blog mais interessante para publicar seu artigo.

Como se oferecer para escrever um Guest Post?

A principal regra é: Seja educado e amigável, independente da resposta a seu pedido.
Não vá direto pedindo para escrever, primeiro faça um comentário no último post publicado, procure pelos post mais relevantes e comente também. Se as o blog tiver postagens tiver diárias, é ótimo, comente durante uns três dias seguidos nos posts do dia, mas lembre-se de comentar agregando conteúdo ao post e não apenas falando que o post é ótimo e que o blog é bom, dê sua opinião verdadeira e depois disso que você vai tentar se auto-convidar para escrever um post. Veja algumas dicas para fazer isso:

– Utilize um e-mail para entrar em contato e não o formulário de contato;

– Utilize um e-mail personalizado, tanto o endereço com @seudominio.com.br, quanto o conteúdo do e-mail, na assinatura coloque pelo menos seu telefone fixo, para dar mais confiança;

– Os comentários que você fez no blog, mostram que você está visitando o site dele e gostando, mas reforce isso no e-mail, mostre que você conhece o blog dele;

– Evite erros de gramática e ortografia, escreva um bom texto no pedido e não se esqueça de revisar;

– Se a resposta dele for negativa, você pode oferecer dinheiro como incentivo, mas tenha cuidado ao fazer isso, ele pode se sentir ofendido. Pergunte se a resposta dele pode ser reversível, que você tem um bom artigo pro site dele e se ele tem algum plano de publicidade no site, pois você quer fazer um post patrocinado;

– Se mesmo assim a resposta for negativa, agradeça o contato e diga que quando ele tiver interesse em aceitar é só entrar em contato com você.

Como escrever?

Para escrever o Guest Post, tenha certeza que seu assunto é relevante. Veja se seu post se encaixa em alguma das categorias já existente no blog que aceitou seu post, no caso negativo, fale com o dono do blog antes de criar outra categoria. Se for seu primeiro post, provavelmente você terá que enviar o artigo para o dono do blog aprovar antes de postar, mesmo se ele não pedir isso, faça, pois isso lhe dará maior credibilidade. Não há regras para todos os blogs, mas pense em utilizar essas abaixo:

– Veja a forma de escrita nos artigos já publicados. Você não deve sair muito de seu modo de escrita, mas tente aproveitar alguma coisa do modo de escrita do blogueiro, pois os leitores dele estão acostumados com essa forma de escrita e podem ter uma recusa inicial.

– Utilize formatações padrões para SEO, utilizando os headings (h1,h2,h3, provavelmente o H1 já vai estar no título, logo utilize os outros), coloque negrito onde achar necessário. Enfim, utilize as regras de postagem web (Em uma próxima oportunidade falarei sobre isso aqui no blog).

– Faça links internos. Como seu artigo é relacionado ao site, ele conterá palavras que já tem algum artigo relacionado a ela, então você pode fazer um link com a palavra para esse artigo. Por exemplo: Se eu falo sobre Conteúdo Duplicado nesse artigo, logo farei um link da seguinte forma: As Conteúdo Duplicado que conheço são ótimas.

– Faça links externos quando possível. Com o mesmo pensamento do item anterior, pense em seu site agora, que pode ter artigos relacionados a alguma palavra de seu artigo, faça então da mesma forma, só que agora para seu site. Mas verifique antes se o blog já não tem algum artigo parecido, que possa entrar em conflito e verifique também se o blogueiro permite esse uso.

– Revise, pelo menos, duas vezes após terminar o artigo e antes de enviar/publicar.

– Após publicar o artigo, busque links para ele, através de agregadores de notícias, entre outros (Também em outra oportunidade falarei sobre isso aqui no blog).

– Tente manter um relacionamento com o blog e tenha um calendário de postagens definido. Você pode postar uma vez por mês, ou uma vez a cada quinze dias ou a cada semana. Isso fica de acordo com o acordo entre o autor e o blogueiro, mas lembre-se de manter esse calendário e não deixar os leitores na mão. Você pode também escrever um único artigo para um blog, mas postando mais vezes você estará criando um laço entre você e o público alvo daquele site.

Como escrever para meu blog

Como vocês podem ver, criei uma caixa com uma mini descrição do autor no final dos posts com um link para uma página com uma descrição mais detalhada do autor. Isso foi para abrir a opção para você leitor escrever artigos para o blog e ter seu trabalho reconhecido.

Você pode entrar em contato e falar qual o assunto que tem interesse em escrever, que entrarei em contato falando sobre a possibilidade. Uma das vantagens aqui é que permito a inserção de três links externos dentro do conteúdo, desde que as páginas linkadas não concorram com alguma palavra-chave que trabalho.

Achou o artigo útil? Compartilhe nas redes sociais e faça seu comentário abaixo!

Wendel Moreira
Consultor em Marketing Digital, focado em SEO, links patrocinados e Mídias Sociais. Trabalha também com desenvolvimento web. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora


 

38 Comments Comente


Comente Aqui

Wendel Moreira, 2010 - Todos os direitos reservados.

Design de Lucas Rossini

Rua Padre Café, 777/201

Bairro São Mateus - 36016-450

Juiz de Fora, MG - Brasil

Telefone: (32) 8857-9254