Você está em: Wendel Moreira > Blog > Marketing Digital > Orkut abre comunidades para indexação no Google

Orkut abre comunidades para indexação no Google

orkut


Olá leitores,
hoje na hora que entrei no meu orkut e fui visitar uma comunidade que sou dono, me deparei com a seguinte mensagem:

“Ei, proprietário! Seu conteúdo da comunidade agora é indexado pelo Google, para que as pessoas o vejam em seus resultados de pesquisa quando procurarem por conteúdo relacionado”

Achei bem interessante essa informação, pois agora a briga pelos resultados orgânicos terá mais um competidor de peso, assim como ocorre com o Facebook.

Essa novidade já era permitida no Facebook desde sua criação, o que ajudou a rede social crescer muito em um curto espaço de tempo e agora com o crescimento bem acentuado dele no Brasil, o Orkut se desespera para não deixar que seus usuários migrem para o Facebook e faz muitas mudanças.

Apesar de achar interessante essa mudança, venho deixando de gostar do Orkut, pois tenho o seguinte pensamento de exemplo: Quando você trabalha em uma empresa e recebe uma proposta de uma concorrente, seu chefe está propenso a te fazer uma oferta melhor para continuar na empresa e dizer que está te valorizando, porém ele está te valorizando só porque você está indo para outra empresa, ou seja, ele está te levando a sério só quando está te perdendo. E a pergunta é: Porque ele não te valorizou quando você era um funcionário exemplar? Em um próximo post falarei quanto é chato essa situação. Ou seja, quando o Orkut dominava sozinho no Brasil, sem concorrentes, ele não pensava em nenhuma mudança ou inovação e agora se desespera. O que vocês acham disso? Comentem´

Outro ponto também é que eu só percebi o aviso porque entrei na comunidade, logo quem tem comunidades não foi avisado de uma forma correta, por e-mail ou na página de seu perfil, pois tem muita gente que não visita suas comunidades.

Uma coisa que achei estranho é que tentei acessar a comunidade acima, deslogado do orkut e não consegui. Achei estranho pois os mecanismos de busca não indexam conteúdo protegido por senha. Será que a URL das comunidades vão ser diferentes?

Testes

Aparentemente ainda está em fase de testes, fiz algumas pesquisas no Google e percebi que algumas comunidades foram indexadas, porém é pelo motivo de terem links apontando para elas, na imagem vocês podem ver que não há descrição para elas. É como se fosse uma URL bloqueada por robots.txt e que mesmo assim tenha links apontando para ela, assim o conteúdo dela não é indexado, porém seu endereço é indexado com o título igual ao texto âncora do link.

eu odeio acordar cedo

Outra coisa que me chamou atenção é um resultado aparecer duas vezes na mesma pesquisa, o que aparentemente é um erro.

Linkbuilding

Além de indexar a página de descrição da comunidade, espero é que ele indexe o conteúdo dos tópicos de discussão também, ai sim teríamos muito conteúdo. Na descrição e nos tópicos podemos colocar links para sites externos, porém na descrição ele tem um script perguntando se você realmente quer clicar, isso faz com que o link não seja indexado, porém nos tópicos de discussão, não há esse script e os links não tem o atributo rel=’nofollow’, o que ajuda muito na ‘força’ do link. Mas isso deve ser mudado logo pelo mesmo motivo da descrição da comunidade, então aproveite com moderação enquanto isso não acontecer.

Wendel Moreira
Consultor em Marketing Digital, focado em SEO, links patrocinados e Mídias Sociais. Trabalha também com desenvolvimento web. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora


 

10 Comments Comente

  • Bruno disse:

    As visitas do orkut devem estar caindo tanto que ele resolvel liberar o conteudo para indexar no google… tudo pra tentar ter mais visitantes. orkut e passado, todo usam facebook! hahaha

  • Anderson Lopes disse:

    E ai Wendel, td bem?
    Alguns dias atrás algumas pessoas notaram essa indexação em algumas comunidades…(http://twitter.com/#!/andfl/status/5315950714814465), mas não tinha uma posição oficial ou usuários sendo avisados. Interessante o google movendo com essa ideia…seria algo para competir com facebook? Será que o próximo passo é liberar perfis?
    Existe mto conteúdo no orkut, a indexação acredito será algo mto bom

    Abs,

    Anderson Lopes

    • Pois é…
      Essas comunidades que ele estava liberando eram só comerciais e parcerias pelo que percebi.
      Essa competição com o Facebook ainda vai dar muito o que falar. Seria ótimo se ele liberasse os perfis.
      Abraços

  • Wendel,

    É perceptível as mudanças do Orkut e o desespero do Google. Hoje, já noto muita semelhança do próprio Orkut com o Facebook, mas mesmo assim creio que o Google já perdeu seu espaço.
    Como você já sabe, a internet é movida por tendências e o Facebook é a bola da vez.
    Apesar de achar isso, considero muito valida as alterações e modificações do Orkut para tentar resgatar os usuários. Com certeza, usuários que ainda preferem esta rede social estão passando a ter mais recursos e qualidade de navegação.
    O bom disso tudo, é ver o próprio Google (considerado por alguns como “quem manda na internet”) ter que mudar sua política para se adaptar às evoluções.

    Abraço,
    Ericson Sobrinho

  • cecilia pires disse:

    Uma coisa não estou gostando. Levei anos para conseguir uma comunidade decente no orkut, onde somente pessoas interessadas mesmo no assunto tem acesso e onde eu tomo o maior cuidado de fiscalizar e não deixar ela ser usada para publicidade de nenhuma espécie etc.
    Quero saber por que terei de mudar a configuração da minha comunidade para que ela seja indexada e o que eu vou perder com isso.
    Obrigada.

    • Você não precisa mudar nada para que ela seja indexada. Você só precisa mudar as configurações se quiser que ela não seja indexada.
      Você não vai perder nada com a indexação, pelo contrário, vai é ganhar visibilidade com todo o conteúdo que pode aparecer nos resultados de busca do Google. Muita gente interessada em seu assunto poderá acessar sua comunidade.

  • Expedito Paz disse:

    Ainda falta uma coisa pro Facebook explodir de vez no Brasil: versões em português brasileiro dos Farmvilles e Mafia Wars da vida… hoje o orkut tá dominado pela turma que joga os genéricos deles que têm lá, como Mini Fazenda, Colheita Feliz, Café Mania…

    e falta agora ao orkut indexar os perfis. Se eu procurar meu nome no google os primeiros resultados são meu twitter e meu facebook:)

  • alvix disse:

    Olá, Wendel, que surpresa cair em seu blog, rss! Isso ae cara, após a indexação das comunidades, que são o ponto de partida para conteudos sociais do Orkut nas SERPs do Google, eles devem abrir sim os perfis como disse Anderson, para entaum seguir o caminho já trilhado pelo Facebook, Twitter, Buzz, Bing….e outras..abraço, valeu!

  • Coleen Sosa disse:

    Você não precisa mudar nada para que ela seja indexada. Você só precisa mudar as configurações se quiser que ela não seja indexada. Você não vai perder nada com a indexação, pelo contrário, vai é ganhar visibilidade com todo o conteúdo que pode aparecer nos resultados de busca do Google. Muita gente interessada em seu assunto poderá acessar sua comunidade.

  • Pois é… Essas comunidades que ele estava liberando eram só comerciais e parcerias pelo que percebi. Essa competição com o Facebook ainda vai dar muito o que falar. Seria ótimo se ele liberasse os perfis. Abraços


Comente Aqui

Wendel Moreira, 2010 - Todos os direitos reservados.

Design de Lucas Rossini

Rua Padre Café, 777/201

Bairro São Mateus - 36016-450

Juiz de Fora, MG - Brasil

Telefone: (32) 8857-9254