Você está em: Wendel Moreira > Blog > Web analytics > Métricas para campanhas de mídias sociais e e-mail marketing

Métricas para campanhas de mídias sociais e e-mail marketing

monitoramento-redes-sociais


Olá leitores,
após ver os slides de uma apresentação de um dos profissionais que mais admiro no monitoramento de mídias sociais (Lucas VGR), resolvi passar para vocês uma forma fácil de mensurar campanhas em mídias sociais e e-mail marketing.

Requisitos

O único requisito para conseguir monitorar corretamente é ter o Google Analytics já configurado em seu site.

Criar url

Acesse http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?hl=en&answer=55578. E preencha o formulário semelhante ao seguinte

Criar url para campanhas mensuradas com Google Analytics

Os dados a serem preenchidos são:
Website URL: URL da página alvo da campanha.
Campaign Source: Local onde será divulgado.
Campaign Medium: Forma como o anúncio vai ser mensurado: cpc(custo por click), banner, entre outros.
Campaign Term: Utilizado em pesquisas pagas, onde você coloca as palavras chaves, porém não é nosso caso.
Campaign Content: Local onde vai ficar o link. Usado para diferenciar links que apontam para a mesma página. Por exemplo: Você tem duas imagens com links para a mesma página em seu e-mail e que ver qual tem maior conversão, então você criará duas urls, preenchendo os outros campos normalmente e identificando nesse campo a diferença.
Campaign Name: Nome da campanha. Por exemplo: Twitter-setembro

Ao clicar no botão generate URL será gerada uma URL no último campo, semelhante a abaixo:
http://www.wendelmoreira.com.br/?utm_source=Twitter&utm_medium=cpc&utm_content=post-mensuracao&utm_campaign=Mensuracao

Encurtar a URL

A URL acima é muito grande e em muitos casos não é permitido divulgar os dados da campanha realizada, por isso escolhi o encurtador http://is.gd, pois não oferece a opção de mostrar o número de cliques ou qualquer outra estatística do link, diferentemente do migre.me e bit.ly

Visualização de resultados

Após criar, encurtar e divulgar sua URL em sua campanha você pode visualizar o resultado dela no Google Analytics do site em Traffic Sources > Campaings (Origens de tráfego > Campanhas) como a figura abaixo

Campanhas mensuradas

Ao clicar na campanha escolhida haverá várias outras métricas que você pode aproveitar e perceber várias tendências dos visitantes vindos da própria.

Você já conhecia a ferramenta? O que achou do post? Comente!

Wendel Moreira
Consultor em Marketing Digital, focado em SEO, links patrocinados e Mídias Sociais. Trabalha também com desenvolvimento web. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora


 

Nenhum Comentário Comente


Comente Aqui

Wendel Moreira, 2010 - Todos os direitos reservados.

Design de Lucas Rossini

Rua Padre Café, 777/201

Bairro São Mateus - 36016-450

Juiz de Fora, MG - Brasil

Telefone: (32) 8857-9254